Como a internet afeta a produção de impressos
Category : gráficas
Hoje quem duvida que a internet transformou o mundo? Acredito que ninguém. Afinal, as distâncias foram encurtadas com o Skype, podemos conhecer o mundo inteiro pelo Google Earth, assistir o que não passa na televisão pelo Youtube, isso sem falar nas redes sociais, que nos faz ter contato com qualquer cultura de qualquer canto do mundo.
Mas como tudo o que é bom também pode trazer reflexos negativos, no caso das gráficas a internet causou um certo prejuízo, porque muitos clientes que antes faziam materiais impressos começaram a investir mais em ferramentas digitais, como Google Adwords, e-mail marketing e guias eletrônicos. Até mesmo catálogos e panfletos passaram a ser distribuídos digitalmente pela internet. Esse fato se deu principalmente por 2 motivos, um porque os clientes dessas empresas estão mais dispostos a aceitar ações de marketing pela internet do que através de impressos, e o outro pelo custo, que as empresas perceberam serem menores em ações na internet.
Outro aspecto de como a internet afeta a produção de impressos é através do conteúdo disponível na rede. Para muitos usuários, hoje não importa uma propaganda bem feita ou um impresso de qualidade. O que eles procuram é conteúdo que resolva seus problemas, principalmente no tocante a produtos para compra. Só que em geral esses usuários partem para pesquisa de conteúdo dentro da internet, deixando os impressos, e até mesmo os veículos tradicionais como rádio e televisão, de lado.
Por esses e outros motivos as gráficas estão passando constantemente por processos de melhoria e diferenciação para atender seus públicos, agregando novos serviços e produtos, além de reestruturarem seus departamentos de vendas e atendimento, de modo que eles sejam mais eficazes do que antes.