Ideias de sustentabilidade para gráficas

  • -

Ideias de sustentabilidade para gráficas

Category : gráficas

Não é de hoje que a preocupação com o planeta, de forma geral, faz parte do dia-a-dia de pessoas e empresas. Foi um movimento que começou principalmente pelo impacto ambiental que nós estávamos (e continuamos) causando ao meio ambiente. É como uma forma de salvar o planeta para salvarmos a nós mesmos.

Muitas empresas já praticam ações de sustentabilidade, como a recuperação de áreas contaminadas, a criação de áreas verdes dentro de suas próprias empresas, reciclagem de lixo e outras. Mas a sustentabilidade vai além dos cuidados com a natureza. Ela prevê cuidados também com as pessoas.

Já no caso das gráficas, elas acabam se tornando alvo de críticas por causa do uso de papel e tintas. Então, como elas podem se tornar “gráficas verdes”? Veja alguns exemplos de ações sustentáveis que podem fazer sua gráfica ter uma imagem positiva perante a sociedade.

 

Reciclagem – essa é uma ação que na verdade todos nós temos que tomas, mas no caso das gráficas, serve para evitar o uso desnecessário de madeiras e para descartar os diversos tipos de rejeitos gerados em local correto.

Controle químico – no caso das tintas, é sempre bom que elas sejam adequadas para impressão de modo que, caso o impresso seja descartado na natureza, as tintas não causem contaminação, como acontecia com as tintas com chumbo.

Papel de madeira certificada – essa é a melhor opção para uma gráfica, pois ela recebe um selo comprovando a origem da madeira e assim consegue mostrar que se preocupa com o meio-ambiente.

Licenciamento ambiental – vale muito a pena seguir as leis ambientais, pois elas garantem, através do licenciamento, que sua gráfica segue os padrões. Principalmente no caso de homologações, que resultam em vendas mais constantes, o licenciamento ambiental é uma obrigação.

Incentive o descarte correto de materiais impressos – muito mais do que simplesmente escrever “não jogue este impresso em vias públicas”, a ideia aqui é que as gráficas ensinem sobre reciclagem. Pode ser no site da gráfica ou em ações presenciais como palestras, esse ensinamento pode garantir uma grande adesão de público.

Economia de energia – desligar máquinas e luzes já é uma boa, mas existem 3 outras saídas para economizar energia. A primeira é a manutenção de máquinas, para que elas trabalhem com maior eficiência. A segunda é usar lâmpadas de LED, que são mais econômicas e duram mais. A terceira é contratar uma empresa que faça cálculo de eficiência energética. Esse tipo de procedimento avalia o maquinário e com algumas correções faz com que eles consumam energia de forma correta.

Reduza o uso de copos plásticos – incentive todos que trabalham na gráfica que usem copos de vidro, canecas ou garrafas plásticas. É uma das medidas mais usadas em empresas de todo o mundo para garantir a diminuição de consumo e geração de lixo.

Incentive a carona – o consumo de combustíveis é um dos vilões mais antigos da sustentabilidade, por causa da poluição que eles causam. Uma boa prática para aliviar esse problema é incentivar a carona entre seus funcionários.

Elimine reuniões presenciais – com os recursos digitais de hoje, fica mais fácil, rápido e barato fazer reuniões pelo Skype, por exemplo. Além disso, reuniões virtuais não são poluentes, pois você não precisa se deslocar com veículos.